top of page

HISTÓRIA

Origem da Ribeira Seca

A Freguesia de Ribeira Seca teve o início do seu povoamento cerca do Sec. XV.

“Segundo Gaspar Frutuoso esta localidade tomou este nome por ser atravessada por uma ribeira que nasceu a 716 metros de altitude e com um percurso de 6 Km e em que a água só corre na enchente de Inverno.

O motivo de atracção para as pessoas ricas e nobres se fixarem nesta planície foi a riqueza do seu solo propício à prática rentável da agricultura, principalmente na zona do Morro.

Além disso as ditas terras do Morro foram as grandes fornecedoras do barro para a matéria prima para a feitura manual das telhas, tijolos e sertãs na Ribeira Seca, assim como os areais forneceram material de construção civil para toda a ilha e o basalto solidificado à beira – mar, quando da erupção do Pico do Sapateiro, depois de talhado em paralelepípedos calcetou a maioria das estradas micaelenses.

Consta que em 1515 só existiam duas casas na Ribeira Seca.

A Ribeira Seca, nasceu à roda da Ermida de São Pedro que existia onde se encontra hoje a Igreja Paroquial dedicada ao Patrono e daí se foi estendendo consoante o aumento da população.

A Paróquia da Ribeira Seca foi criada por Gaspar de Faria a 12 de Dezembro de 1575 com seu vigário, cura e tesoureiro na Ermida do Apostolo São Pedro, tendo mais Quatro; a Madre de Deus, Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora da Quietação e Santa Bárbara.

No Livro do Tombo da freguesia de São Pedro da Ribeira Seca, está a confirmação do primeiro vigário, o Padre Luís Cabral, passada a 13 de Dezembro de 1576, a posse foi a 24 do mesmo mês, estando presente “O Reverendo Padre Dr. Gaspar Frutuoso, 7º pregador na Igreja da Igreja de Nossa Senhora da Estrela da Ribeira Grande, que assinou como testemunha”.

Elevada a Paroquial por carta do Cabido da Sé de Angra, a 12 de Dezembro 1575 e confirmada por cartas Régias de 28 de Abril e 25 de Outubro de 1576.

O primeiro termo de casamento desta freguesia tem a data de 30 de Setembro de 1577 “.

 

In “Subsídios para a História Da Freguesia da Ribeira Seca – Concelho da Ribeira Grande“

Maria da Conceição Fernandes

bottom of page